Quantcast
Channel: Coco e Baunilha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 311

Fraisier vegan {ou cheesecake de morango vegan}

$
0
0

Desde que experimentei o cheesecake vegan fiquei com vontade de repetir. Pode parecer estranho para quem ainda não provou, no início eu também não me atrevia a fazê-lo porque não conseguia imaginar o sabor dos cajus num cheesecake. Mas como fiquei rendida, pensei em criar outras versões e trago-vos hoje este Fraisier totalmente vegetal e apaixonante. Só vos digo que supera a versão clássica, quer a nível de sabor, quer a nível de nutrientes. É surpreendente, quem provou, adorou, até o meu filho que é muito esquisito.
A base é um crocante de amêndoas, nozes e adoçado com tâmaras. O interior tem uma textura maravilhosa, densa mas ao mesmo tempo macia, com notas de coco e aroma de baunilha. Por cima leva um creme de coco e morango, super cremoso. 
Alguns dos ingredientes, nomeadamente o óleo de coco, o creme de coco e o xarope de ágave podem encontrar em hipermercados ou lojas dietéticas e embora sejam caros, garanto que vale a pena, pois rendem para duas ou três sobremesas destas. Só de saber que cada garfada é saudável, o prazer é a dobrar.







FRAISIER VEGAN {ou CHEESECAKE VEGAN DE MORANGO}

(Para uma forma de 16Ø)

BASE
60g de tâmaras, descaroçadas
80g de amêndoas e nozes (ou outros frutos secos)
1 pitada de sal
1 fio de óleo de coco

RECHEIO
200g de caju* (cru)
Sumo de 1 limão
1 vagem de baunilha raspada (ou extracto)
100ml de óleo de coco
50ml de creme de coco*
150ml de xarope de ágave
1 pitada de sal
100g de morangos, em metades

COBERTURA
100g de morangos
40ml de creme de coco
20ml de óleo de coco**
40ml de xarope de ágave (ou outro adoçante a gosto)


Na véspera colocar os cajus numa taça e cobrir com água. O ideal é deixar de molho durante uma noite ou 6h no mínimo. Uns minutos antes de preparar a receita, escorrer muito bem os cajus.

BASE

Forrar a base e lateral de uma forma c/fundo amovível (aprox. 16cm) com papel vegetal. Num processador de alimentos, triturar grosseiramente os frutos secos com as tâmaras e o sal. Juntar um fio de óleo de coco e misturar bem. Espalhar a mistura no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.
(Thermomix – Bimby: Triturar tudo uns segundos na vel.5, juntar o fio de óleo e triturar novamente uns segundos na vel.9).

RECHEIO

Caso o óleo de coco esteja sólido, colocá-lo um pouco em banho-maria até ficar líquido.Cortar alguns morangos em metades.

No processador de alimentos (ou Thermomix - Bimby), colocar os cajus, o sumo de limão, as sementes de baunilha, o óleo de coco, o creme de coco, o xarope de ágave e o sal. Triturar na velocidade máxima até obter um creme bem liso. Provar o creme e se necessário adicionar mais adoçante e misturar novamente. (O sabor final será bem melhor do que nesta fase).
Dispor as metades de morango à volta da forma, bem juntinhas de forma a não caírem.
Deitar o creme no centro da na forma delicadamente até cobrir os morangos, alisar e colocar no frigorífico ou congelador (para ser mais rápido) uns minutos.


COBERTURA

Entretanto no processador (ou Thermomix-Bimby), colocar os morangos, o óleo de coco, o creme de coco e o xarope de ágave,  triturar até obter um creme homogéneo. Provar e se necessário adicionar mais adoçante. Espalhar uma camada fina de creme de morango por cima do creme de baunilha (quando a camada anterior estiver firme), alisar e levar ao frigorífico durante uma noite (o sabor no dia seguinte será muito melhor). Reservar o restante creme de morango num frasco, no frigorífico. Servir as fatias com o creme.


NOTAS

* Em alguns hipermercados existem umas garrafinhas ou latas de creme de coco, costumam estar na secção de alimentos indianos. Caso não encontre pode usar a parte sólida de um pacote/lata de leite de coco (previamente refrigerada).
O xarope de ágave e o óleo de coco podem encontrar em lojas dietéticas, de produtos naturais ou nos hipermercados. Os frutos secos para a base podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc. As tâmaras são essenciais, servem para amaciar e adoçar. Podem usar o adoçante que preferirem, quanto às quantidades certas, o melhor será provar o creme e ajustar ao v/ gosto.
O ideal será servir no dia seguinte, os sabores ficarão mais intensos.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 311

Trending Articles


Sapos para colorear


Pokemon para colorear


Girasoles para colorear


OFW quotes : Pinoy Tagalog Quotes


RE: Mutton Pies (frankie241)


Re: lwIP PIC32 port - new title : CycloneTCP a new open source stack for...


Ka longiing longsem kaba skhem bad kaba khlain ka pynlong kein ia ka...


Vimeo 3.42.0 by Vimeo Inc


FORECLOSURE OF REAL ESTATE MORTGAGE


UPDATE SC IDOL: TWO BECOME ONE