Desde que experimentei o cheesecake vegan fiquei com vontade de repetir. Pode parecer estranho para quem ainda não provou, no início eu também não me atrevia a fazê-lo porque não conseguia imaginar o sabor dos cajus num cheesecake. Mas como fiquei rendida, pensei em criar outras versões e trago-vos hoje este Fraisier totalmente vegetal e apaixonante. Só vos digo que supera a versão clássica, quer a nível de sabor, quer a nível de nutrientes. É surpreendente, quem provou, adorou, até o meu filho que é muito esquisito.
A base é um crocante de amêndoas, nozes e adoçado com tâmaras. O interior tem uma textura maravilhosa, densa mas ao mesmo tempo macia, com notas de coco e aroma de baunilha. Por cima leva um creme de coco e morango, super cremoso.
Alguns dos ingredientes, nomeadamente o óleo de coco, o creme de coco e o xarope de ágave podem encontrar em hipermercados ou lojas dietéticas e embora sejam caros, garanto que vale a pena, pois rendem para duas ou três sobremesas destas. Só de saber que cada garfada é saudável, o prazer é a dobrar.



FRAISIER VEGAN {ou CHEESECAKE VEGAN DE MORANGO}
(Para uma forma de 16Ø)
BASE
60g de tâmaras, descaroçadas
80g de amêndoas e nozes (ou outros frutos secos)
1 pitada de sal
1 fio de óleo de coco
RECHEIO
200g de caju* (cru)
Sumo de 1 limão
1 vagem de baunilha raspada (ou extracto)
100ml de óleo de coco
50ml de creme de coco*
150ml de xarope de ágave
1 pitada de sal
100g de morangos, em metades
COBERTURA
100g de morangos
40ml de creme de coco
20ml de óleo de coco**
40ml de xarope de ágave (ou outro adoçante a gosto)
Na véspera colocar os cajus numa taça e cobrir com água. O ideal é deixar de molho durante uma noite ou 6h no mínimo. Uns minutos antes de preparar a receita, escorrer muito bem os cajus.
BASE
Forrar a base e lateral de uma forma c/fundo amovível (aprox. 16cm) com papel vegetal. Num processador de alimentos, triturar grosseiramente os frutos secos com as tâmaras e o sal. Juntar um fio de óleo de coco e misturar bem. Espalhar a mistura no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.
(Thermomix – Bimby: Triturar tudo uns segundos na vel.5, juntar o fio de óleo e triturar novamente uns segundos na vel.9).
RECHEIO
Caso o óleo de coco esteja sólido, colocá-lo um pouco em banho-maria até ficar líquido.Cortar alguns morangos em metades.
No processador de alimentos (ou Thermomix - Bimby), colocar os cajus, o sumo de limão, as sementes de baunilha, o óleo de coco, o creme de coco, o xarope de ágave e o sal. Triturar na velocidade máxima até obter um creme bem liso. Provar o creme e se necessário adicionar mais adoçante e misturar novamente. (O sabor final será bem melhor do que nesta fase).
Dispor as metades de morango à volta da forma, bem juntinhas de forma a não caírem.
Deitar o creme no centro da na forma delicadamente até cobrir os morangos, alisar e colocar no frigorífico ou congelador (para ser mais rápido) uns minutos.
COBERTURA
Entretanto no processador (ou Thermomix-Bimby), colocar os morangos, o óleo de coco, o creme de coco e o xarope de ágave, triturar até obter um creme homogéneo. Provar e se necessário adicionar mais adoçante. Espalhar uma camada fina de creme de morango por cima do creme de baunilha (quando a camada anterior estiver firme), alisar e levar ao frigorífico durante uma noite (o sabor no dia seguinte será muito melhor). Reservar o restante creme de morango num frasco, no frigorífico. Servir as fatias com o creme.
NOTAS
* Em alguns hipermercados existem umas garrafinhas ou latas de creme de coco, costumam estar na secção de alimentos indianos. Caso não encontre pode usar a parte sólida de um pacote/lata de leite de coco (previamente refrigerada).
O xarope de ágave e o óleo de coco podem encontrar em lojas dietéticas, de produtos naturais ou nos hipermercados. Os frutos secos para a base podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc. As tâmaras são essenciais, servem para amaciar e adoçar. Podem usar o adoçante que preferirem, quanto às quantidades certas, o melhor será provar o creme e ajustar ao v/ gosto.
O ideal será servir no dia seguinte, os sabores ficarão mais intensos.